Por Caroline Cintra, g1 DF

A partir desta terça-feira (18), 23 farmácias do Distrito Federal realizarão testes gratuitos de Covid-19. O atendimento deve ser agendado, por telefone ou pessoalmente, nos estabelecimentos que irão atender ao público das 8h às 19h, de segunda à sexta-feira (veja lista com endereços abaixo).

“Para evitar aglomeração nos locais, o resultado, que fica pronto em até 25 minutos, será enviado por e-mail ou WhatsApp. Então, a pessoa não precisa ficar lá esperando”, explica o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), Francisco Messias.

 

Em um primeiro momento, 800 mil testes rápidos de antígeno (TR-Ag) serão enviados às 23 unidades credenciadas pelo Sincofarma. As redes participantes são as drogarias Brasil, Colorado, Descontão, Drogacenter, Messias e São Rafael.

Que teste é esse?

 

O TR-Ag tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em Nota Técnica, a agência orientou as farmácias e os serviços, públicos e privados, que têm a permissão para fazer os exames.

Segundo a Anvisa, “os Testes Rápidos para Pesquisa de Antígeno (TR-Ag) para COVID-19 diferenciam-se dos Testes Rápidos para Pesquisa de Anticorpos (TR-AC) por serem utilizados para determinar se um indivíduo está infectado no momento da testagem”. A nota diz que o teste, no entanto, não substitui o PCR-RT, considerados o “padrão ouro” para diagnóstico.

“Sua utilização deve ser priorizada para casos suspeitos leves ou ambulatoriais e, eventualmente, para contatos de pacientes confirmados”, diz Nota Técnica da Anvisa sobre o TR-Ag .

 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), “a detecção baseada em antígeno deve ser priorizada para diagnóstico da infecção pelo vírus da COVID-19 em casos sintomáticos, sobretudo em ambientes onde os testes moleculares (por exemplo, RT-PCR) são limitados, indisponíveis, ou estão disponíveis, mas com longos tempos de resposta”.

Como vão funcionar os testes gratuitos nas farmácias do DF

 

A iniciativa para a realização dos testes gratuitos em Brasília é uma parceria entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio), por meio da Sincofarma, e a Secretária de Saúde (SES-DF).

“Nós oferecemos os espaços e a mão de obra, enquanto o GDF garante os testes. Em breve poderemos ampliar a rede de farmácias para participar desse processo”, diz o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire.

Nesta segunda-feira (17), profissionais da Saúde treinaram os farmacêuticos que vão trabalhar na testagem. A categoria foi orientada quanto à utilização do sistema e-SUS, no qual são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade.

O uso da plataforma pelas drogarias parceiras atende à determinação do Ministério da Saúde (MS), que pede a notificação de todos os testes realizados, ressalta o diretor de Vigilância Epidemiológica.

Quem pode realizar o teste gratuito nas farmácias?

 

Pessoas que apresentam sintomas, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, tosse, falta de ar e perda de paladar ou olfato, ou teve contato com casos confirmados da doença.

Como será feito o agendamento

Por telefone ou pessoalmente nas farmácias

Quais dias e horários posso fazer o teste gratuito na farmácia?

 

De segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, nos 23 estabelecimentos credenciados na Sincofarma.

Quantas pessoas poderão ser testadas por dia?

 

Os agendamentos serão feitos a cada 30 minutos.

O resultado sai em quanto tempo?

 

Em cerca de 25 minutos e será enviado por e-mail ou WhatsApp.

Quem deve entregar os resultados para a Secretaria de Saúde?

 

De acordo com a Fecomércio, as próprias farmácias deverão notificar o governo obre os resultados dos testes

Quais farmácias realizarão o teste gratuito de Covid no DF?

 

DROGARIA BRASIL

 

DROGARIA COLORADO

  • Rua da Praça, Vila Planalto

 

DROGARIA DESCONTÃO

  • Av Castanheiras, Águas Claras
  • QSC 19, Taguatinga
  • QNN 17, Ceilândia

 

DROGACENTER

 

DROGARIA MESSIAS

 

DROGARIA SÃO RAFAEL

  • Quadra 36, Gama

 

Testes pagos

 

Cerca de 5% das farmácias de Brasília realizam o teste de Covid pago. De acordo com o presidente da Sincofarma-DF, todas estão abastecidas com os exames. O preço médio é de R$ 90.