Equipamento nasceu com a proposta de atender homens e mulheres envolvidos em situações de violência tipificadas pela Lei Maria da Penha

A Secretaria da Mulher inaugurou nesta quarta-feira (30), em Samambaia Norte, o Espaço Acolher – Nafavd, primeira unidade do Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds) que funcionará de portas abertas, permitindo a qualquer pessoa buscar atendimento e acompanhamento de forma espontânea. Antes, era preciso que vítimas e autores de violência fossem encaminhados pelo Poder Judiciário ou pelo Ministério Público. Agora, qualquer um pode procurar ajuda.

Unidade inaugurada em Samambaia vai oferecer serviços como acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento psicossocial | Fotos: Divulgação/ Secretaria da Mulher

“A construção da igualdade não passa só pela vida das mulheres. Em 2003, abrimos as portas do Nafavd para que vários estados do país implementassem uma política como esta. Hoje, tenho a certeza de que estamos mostrando para a sociedade o que esse equipamento faz. Estamos chamando a atenção do governo para a importância de trabalharmos a questão do autor de violência”, afirmou a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, durante a inauguração do equipamento.

O Espaço Acolher – Nafavd nasceu com a proposta de atender homens e mulheres envolvidos em situações de violência doméstica e familiar contra mulheres, tipificadas pela Lei Maria da Penha, incentivando a construção de projetos que promovam a superação da situação de violência e o desenvolvimento de capacidades e oportunidades, visando a autonomia pessoal, social e econômica das partes.

Uma equipe especializada da Secretaria da Mulher também realiza um trabalho de responsabilização, reeducação e conscientização dos autores de violência doméstica e familiar. O objetivo é provocar reflexões sobre as questões de gênero, além de incentivar a comunicação e a expressão dos sentimentos e também de entender o que diz a lei, buscando quebrar o ciclo da violência doméstica.

Além de Samambaia, outras quatro cidades do Distrito Federal receberão uma unidade do Espaço Acolher

No Espaço Acolher, ainda serão oferecidos serviços de acolhimento, escuta qualificada, atendimentos individuais ou em grupo, acompanhamento psicossocial, monitoramento pós-desligamento e encaminhamento a outros órgãos da rede de enfrentamento à violência doméstica, quando necessário.

Além de Samambaia, outras quatro cidades do Distrito Federal receberão uma unidade do Espaço Acolher – Nafavd. A Secretaria da Mulher já publicou os editais de chamamento público para locação de imóvel em Santa Maria, Planaltina, Sobradinho e Paranoá.

Serviço
Espaço Acolher – Nafavd
Endereço: QS 406, Conjunto E. Lote 3, Loja 4 – Edifício Arena Mall – Samambaia Norte

*Com informações da Secretaria da Mulher

Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes