xinhuanet.com

Moscou, 23 mar (Xinhua) — A Rússia rejeitará dólares americanos ou euros e aceitará apenas rublos por seu gás natural fornecido a “países inamistosos”, incluindo os membros da União Europeia (UE) e os Estados Unidos, anunciou o presidente Vladimir Putin nesta quarta-feira.

Nas últimas semanas, alguns países ocidentais tomaram “decisões ilegítimas” para congelar ativos russos, prejudicando assim a confiabilidade de suas moedas, explicou Putin em uma reunião com membros do governo por meio de videoconferência.

“Não faz sentido fornecermos nossos produtos à UE, aos Estados Unidos e recebermos pagamentos em dólares, euros e outras moedas”, disse ele.

Putin decidiu implementar um conjunto de medidas para transferir pagamentos para rublos, começando pelo gás natural russo dentro menor tempo possível.

Ele prometeu que a Rússia, no entanto, continuará fornecendo gás de acordo com os volumes e preços dos contratos existentes.

“As mudanças afetarão apenas a moeda de pagamento”, disse Putin. “Peço ao governo que emita uma diretriz relevante para a Gazprom (gigante da indústria de gás russa) para alterar os contratos existentes”.

O presidente instruiu o banco central e o governo a determinarem o procedimento de liquidação com rublos dentro de uma semana.