Nanjing, 3 dez (Xinhua) — Pesquisadores chineses conseguiram armazenar informações de texto contidas em sequências de DNA em um eletrodo e as recuperaram com precisão.

O armazenamento de DNA é uma tecnologia que codifica moléculas biológicas de DNA e armazena informações sobre sequências de DNA, permitindo melhor atender às necessidades de maior capacidade e armazenamento de dados mais rápido, explicou Liu Hong, professor da Universidade Sudeste, na Província de Jiangsu, leste da China.

Com a ajuda do método eletroquímico, a equipe de pesquisa liderada por Liu codificou informações de texto em sequências de DNA e as armazenou em um eletrodo — um avanço na tecnologia de armazenamento de DNA.

Atualmente, as tecnologias de armazenamento de DNA exigem principalmente grandes equipamentos e a síntese e o sequenciamento do DNA são separados, resultando em uma operação relativamente complicada, disse.

Nos resultados da pesquisa publicados na revista Science Advances, foi relatada uma integração da síntese e sequenciamento de DNA em um único eletrodo com escalabilidade.

“Os instrumentos e equipamentos são em miniatura”, acrescentou.

Além disso, ao anexar sequências de DNA a diferentes eletrodos, a tecnologia desenvolvida pela equipe tem a vantagem de ser fácil e precisa para recuperar informações.

“Só precisamos localizar o eletrodo correspondente quando é necessário um fragmento de informação”, disse Liu. Fim