Alviverde enfrenta Al Ahly na semifinal da competição internacional nesta terça-feira (8/2)

 

Palmeiras inicia sua caminhada em mais um Mundial de Clubes da Fifa nesta terça-feira (8/2). O time de Abel Ferreira terá pela frente o Al Ahly, clube do Egito para quem perdeu a disputa do terceiro lugar na última edição da competição internacional.

Palmeiras e Al Ahly se enfrentam às 13h30 (horário de Brasília) no Al Nahyan Stadium, em Abu Dhabi. A TV Bandeirantes anuncia a transmissão da partida. Veja como chegam as equipes para a primeira semifinal do torneio:

Histórico

Os dois times se enfrentam novamente após a péssima campanha do Alviverde na competição de 2020, caindo justamente para o adversário desta terça. Na ocasião, empate por 0 x 0 e derrota do Palmeiras nos pênaltis, depois de cair na semifinal para o Tigres-MEX.

E o Alviverde entra em campo para empatar o duelo do Brasil contra africanos na competição: desde 2005, quando a Fifa alterou o formato do torneio, os africanos venceram três de cinco confrontos contra equipes do Brasil, com duas vitórias para times brasileiros.
Contra a piada

E para empatar o confronto e encerrar a última piada que ainda resta aos rivais, o Palmeiras chega muito mais preparado que na última edição do campeonato. O clube fez uma programação minuciosa para a competição e chega mais maduro técnica, mental e fisicamente para disputar o torneio.

O time utilizou os jogos iniciais do Campeonato Paulista como base para a disputa do Mundial de Clubes. Em quatro jogos, o Alviverde venceu três e empatou um no campeonato estadual, fechando a preparação para encarar a competição pela segunda vez em seu formato atual. Nos antigos moldes, o Palmeiras foi derrotado para o Manchester United por 1 x 0 em 1999.

 

Fórmula tricampeã

Assim, o Palmeiras chega com os pés no chão para disputar o campeonato em 2022. Acostumado a decisões, o técnico Abel Ferreira prega humildade e cautela a seus jogadores e o Alviverde deve ir à campo em Abu Dhabi com a mesma mentalidade que foi tricampeão da Libertadores.

Assim, a dúvida na escalação, que deve ser alternada durante o jogo, de acordo com a necessidade e o momento do duelo, fica por conta da entrada do lateral uruguaio Piquerez. O defensor, que jogou praticamente de terceiro zagueiro contra o Flamengo, contraiu Covid-19 e perdeu parte da preparação final para o Mundial, mas deve retornar ao time.

Uma provável escalação do Palmeiras deve ter Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Murilo (Piquerez); Marcos Rocha, Zé Rafael, Danilo, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony.

Desgaste

Do outro lado, o técnico Pitso Mosimane reclama de desgaste e criticou o atual formato da competição. Para ele, o fato do continente africano ter mais vitórias sobre clubes brasileiros deveria levar as equipes da África a entrarem direto nas semifinais.

Após eliminar o Monterrey no sábado (5/2), o Al Ahly terá os reforços de jogadores que defenderam a Seleção do Egito na final da Copa Africana de Nações, perdendo nos pênaltis para Senegal.