O deputado Delmasso enumerou melhorias necessárias em urbanização e prestação de serviços públicos para a região, como iluminação pública, pavimentação, saúde e transporte

Entre outros pleitos, moradores das novas quadras do Guará reivindicaram medidas para aumentar a segurança na região durante audiência pública da Câmara Legislativa, na noite desta quarta-feira (13), que discutiu as demandas da população com representantes do governo. O encontro, mediado pelo deputado Delmasso, foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube.

O parlamentar enumerou melhorias necessárias em urbanização e prestação de serviços públicos para a região, como iluminação pública, pavimentação, saúde e transporte. Delmasso pontuou a necessidade de substituir a iluminação pública por equipamentos de LED, entre outras medidas necessárias para propiciar a melhoria da segurança. Ele especificou ainda a falta de ônibus, de creche, de escolas públicas e de unidade básica de saúde para atender à população.

Ao corroborar com Delmasso, a presidente da Associação dos Moradores e Inquilinos das Novas Quadras do Guará, Teresa Ferreira, solicitou a instalação de câmeras de monitoramento e nova iluminação a fim de garantir a segurança. Ela defendeu também a construção de uma unidade básica de saúde naquela área, uma vez que a UBS da QE 38, a mais próxima, não está conseguindo atender à demanda local. Ferreira apontou ainda a falta de urbanização nas quadras 56 e 58, entre outras necessidades prementes. Tanto ela quanto o morador Rafael Goveia pleitearam novas vias de acesso às quadras.

Por sua vez, o morador Leandro Peres solicitou a instalação de águas pluviais e do parque dos eucaliptos, pedido este reforçado pela moradora Regina Barros. Entre outras demandas, os cidadãos locais reivindicaram a instalação de quebra-molas e o adequado endereçamento na área.

Respostas do GDF

Em resposta aos pleitos dos moradores, o diretor técnico da Companhia Energética de Brasília (CEB), Fabiano Cardoso Pinto, disse que fará um levantamento orçamentário sobre a troca da iluminação pública por equipamentos de LED na região, medida que poderá ser efetivada via emenda parlamentar.

Já o subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, Marco Antônio Ricardo de Jesus, prometeu enviar equipes à área, na próxima semana, para fazer um levantamento das condições viárias e o mapeamento das paradas de ônibus.

A expansão de unidades básicas de saúde será avaliada pelo subsecretário de Infraestrutura em Saúde da Secretaria de Saúde do DF, Mário Furtado Souza. Por sua vez, a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Nayse Vieira, disse que o órgão está à disposição e aguarda os encaminhamentos que deverão ser feitos pela Administração Regional do Guará. Em nome da Administração, Vanessa Gama garantiu que as demandas foram notificadas e os moradores terão acesso ao andamento dos processos.

A pesquisa dos processos pode, inclusive, ser feita pelo portal SEI, enfatizou Delmasso, ao acrescentar que irá acompanhar, junto com a população local, o progresso da situação.

Franci Moraes – Agência CLDF