Helmut Marko acredita que Max Verstappen já superou o nível de habilidade do tetracampeão mundial Sebastian Vettel.

 

O campeonato mundial de Verstappen em 2021 rompeu uma hegemonia da Mercedes que havia começado depois que Vettel conquistou seu último título em 2013.

Com Vettel e Verstappen sendo os únicos campeões mundiais da Red Bull, Marko agora considera o holandês o mais forte dos dois.

“Sim, sem dúvida ele é”, declarou Marko à Servus TV. “O que o faz se destacar mais? Ele não precisa de um aquecimento”.

“Se chove em algum lugar, os outros fazem cinco ou oito voltas. Então Max entra na pista e crava o melhor tempo na primeira volta”.

“Ou em Jeddah – ninguém conhecia o circuito. Os outros já estavam pilotando, Max entra na pista e imediatamente faz o melhor tempo nos três setores. Essa é uma de suas qualidades fascinantes”.

Verstappen foi o mais jovem a vencer uma corrida de Fórmula 1 no GP da Espanha de 2016, e Marko acha que ele vem se tornando mais maduro e versátil nos últimos anos.

“Sim, ele está um pouco menos agressivo, mas consegue enxergar melhor o cenário geral agora. Essa é uma diferença importante”, comentou Marko.

“Nos primeiros anos, Max queria ser o mais rápido todas as vezes e em todas as circunstâncias. Agora, ele aprendeu a dosar isso e só dá tudo se é realmente necessário. A discrepância é que ele já demonstrou essa maturidade durante sua primeira corrida na Red Bull”.

“Outra diferença importante é que se nós tivéssemos um problema durante os treinos livres há alguns anos, Max explodia e gritava nos pits. Às vezes, aquela impaciência se transferia para a pista se um retardatário demorasse para abrir passagem, por exemplo”.

“Agora, Max está muito mais calmo. Ele tem uma performance consistente e de um nível excepcionalmente alto. Ele é realmente um piloto extraordinário”.