Renato Alves/Agência Brasília

Esse foi o 5º ciclo da qualificação e deu oportunidade para 100 pessoas em situação de rua, além de outras pessoas necessitadas da população

 

Em busca de oportunidades no mercado de trabalho, 1.637 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso de capacitação do Renova-DF, nesta quarta-feira (15/6). O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou o documento de conclusão na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Taguatinga.

Esse foi o quinto ciclo da qualificação e deu oportunidade para 100 pessoas em situação de rua. Deste total, 80 conseguiram um lar após o curso. Itamar Nunes, de 52 anos, foi um dos alunos beneficiados. Além de conseguir um emprego, alugou um quarto e levou 20 pessoas das ruas para viver debaixo do mesmo teto, como uma “república estudantil”.

Ibaneis disse que o setor produtivo está voltando a investir no DF, por isso o Renova-DF e o Qualifica são estratégicos. “Certamente nós vamos ter grande parte dessas pessoas empregadas, voltando ao mercado de trabalho. Tendo condições de sustentar as suas famílias com dignidade e honra”, assinalou.

Renova-DF

No primeiro, segundo, terceiro e quarto ciclo do projeto foram formados, respectivamente, 802, 776, 1.444 e 1.289 alunos formados. Atualmente há 1.400 estudantes cursando o programa pelo 5º ciclo B, e 2.500 alunos que iniciaram o 6º ciclo, na terça-feira (14/6). Deste total, 180 são moradores de rua.

O Renova-DF é em um programa de qualificação profissional, realizado pela Secretaria de Trabalho do DF em parceria com as administrações regionais e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Além da população em situação de rua, a iniciativa também capacita imigrantes, a exemplo de pessoas vindas da Venezuela.

Segundo a pasta do Trabalho, 621 equipamentos públicos foram recuperados pelo programa em 15 cidades: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Itapoã, Vargem Bonita, Arniqueira, Varjão, Planaltina, Gama, Sobradinho e Brasília.