A artemisinina foi descoberta pelos chineses há 50 anos
Rádio Internacional da China – O ano de 2022 marca o 50º aniversário da descoberta de artemisinina. Há 50 anos, cientistas chineses, liderados por Tu Youyou, descobriram e extraíram com sucesso a substância, ajudando na erradicação da malária na China.
O medicamento foi fornecido generosamente pela China a todo o mundo. Como disse o presidente chinês, Xi Jinping, “a China fez importantes contribuições para a prevenção e o tratamento da doença no mundo e a proteção da saúde da humanidade”.
A artemisinina é eficaz, tem poucos efeitos colaterais, é barata e fácil de usar, por isso é muito popular na comunidade internacional. Segundo estatísticas conhecidas pela Organização Mundial da Saúde , o medicamento já salvou milhões de vidas em todo o mundo e cura centenas de milhões de doentes anualmente.
A China sempre valoriza a sinceridade na relação com amigos. Africanos lembram que, após o surto de Ebola, quando outros países saíram das zonas epidêmicas, a China mandou imediatamente equipes médicas e materiais à África e lutou ao lado das regiões do continente até acabar com o surto. A conduta chinesa explica o significado de “amigo”.
Não importa se o combate é à malária ou à Covid-19, o povo chinês está sempre pronto para ajudar e atuar ao lado dos povos de todos os países. O presente da China para o mundo vai muito além da artemisinina.