Por g1 DF

Depois de uma sequência de dias chuvosos, o recesso de carnaval será de calor e temperaturas que podem chegar aos 32°C em alguns pontos do Distrito Federal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A meteorologista Naiane Araújo afirma que os próximos dias tendem a ter maior presença de sol. Por isso, as temperaturas podem aumentar e o tempo deve ficar abafado. No entanto, há possibilidade de chuvas passageiras e isoladas durante o recesso, principalmente a partir de terça-feira (1º).

“A tendência é de termos aí dias bem ‘aproveitáveis’ para quem for relaxar, curtir uma piscina, já que o bloco não pode ir para rua”, diz a meteorologista.

“Essa é uma tendência para os próximos dias, sempre oscilando entre os 16°C e 17°C de mínima, e podendo chegar a 30°C, 32°C, à tarde. De amanhã até segunda, são dias que esquentam bastante no DF”, afirma Naiane Araújo.

 

Chuvas em fevereiro

 

Conforme dados do Inmet, o acumulado de chuvas em fevereiro, até a manhã desta sexta, ultrapassou a média para o período no Distrito Federal, que é de 183 milímetros (mm).

Na estação do Gama, por exemplo, já choveu 316,2 mm este mês. Confira o acumulado das precipitações no DF:

  • Gama: 316,2 mm
  • Paranoá: 156,2 mm
  • Plano Piloto/Sudoeste: 236,6 mm
  • Brazlândia: 231,2 mm
  • Águas Emendadas (Planaltina): 107,6 mm

 

Sem folia

 

Foliões enfrentaram chuva para brincar nos blocos de carnaval do DF (imagem de arquivo) — Foto:  Renato Araújo/Agência Brasília

Foliões enfrentaram chuva para brincar nos blocos de carnaval do DF (imagem de arquivo) — Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Assim como em 2021, devido ao aumento de casos de Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) manteve as medidas de restrição para conter o avanço do vírus na capital. Portanto, estão proibidos eventos com cobranças de ingresso, festas públicas e aglomerações.

Desde janeiro, um decreto proíbe shows e eventos com cobrança de ingresso no DF. Além disso, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório ao ar livre.